Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Reitoria > Pesquisa > Reitora do Ifac assume titularidade da Secretaria Executiva Regional da SBPC no Acre
Início do conteúdo da página
Pesquisa

Reitora do Ifac assume titularidade da Secretaria Executiva Regional da SBPC no Acre

Cerimônia foi realizada no dia 11 de maio durante encontro da comunidade científica estadual

  • Publicado: Sexta, 11 de Mai de 2018, 08h29
  • Última atualização em Quinta, 17 de Mai de 2018, 08h53
imagem sem descrição.

A reitora do Instituto Federal do Acre (Ifac), Rosana Cavalcante dos Santos, assumiu nesta sexta-feira (11.05), a Secretaria Executiva Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) no Acre. Esta é a primeira vez em que um representante da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica assume este cargo no país.

“Gostaria de agradecer a todos pela indicação e também ao Ifac, que neste momento passa a integrar um espaço importantíssimo junto à SBPC e também à ciência e tecnologia no país. Estamos honrados em ter recebido o convite, pois sabemos do esforço que é trabalhar por uma educação de qualidade no Brasil, ainda mais pautada em aspectos científicos e tecnológicos. A partir deste momento, estamos abrindo espaço para que instituições de toda a Rede Federal possam também integrar esse processo”, destacou Rosana Cavalcante dos Santos.

Conforme explicou o presidente da SBPC, Ildeu de Castro Moreira, a criação da Secretaria Regional da SBPC no Acre irá contribuir para a expansão da educação, ciência e tecnologia junto à sociedade local, como também auxiliará nas discussões para o desenvolvimento social e sustentável no país.

“O Acre vem sendo parceiro da SBPC há alguns anos e exemplo disso foi a realização da 66ª Reunião Anual da SBPC em 2014. Na época, junto às instituições locais, foi possível realizar diversas atividades que mobilizaram todo o Estado. Estar aqui para instalar uma Secretaria Regional é muito satisfatório. Com a posse da reitora Rosana Cavalcante dos Santos para representar a SBPC no Acre e a formação de uma coordenação geral estamos, com certeza, dando início e significado ao estabelecimento da SBPC no Estado”, afirmou Ildeu Moreira.

A posse da reitora do Ifac junto à Secretaria Executiva Regional da SBPC no Acre foi realizada durante o “Encontro da SBPC com a comunidade Científica do Acre”, que discutiu a atuação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência e as políticas públicas para as áreas de ciência, tecnologia e educação.

Na oportunidade, o Governo do Estado também lançou a lei, de autoria do deputado Daniel Zen, que instituiu o Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Acre, criando o Programa Estadual de Fomento à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação e alterando o Fundo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FDCT).

O evento, que foi realizado no Teatro Plácido de Castro, foi proposto pelo deputado federal Sibá Machado, que também é autor do Marco Legal da Ciência e Tecnologia no Brasil. Ainda participaram da cerimônia, servidores e estudantes do Ifac, de escolas estaduais e municipais, além do senador Jorge Viana, de membros do executivo acreano e de representantes de organizações das áreas científicas e tecnológicas.

 

registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página