Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Reitoria > Pesquisa > Reitora do Ifac assume titularidade da Secretaria Executiva Regional da SBPC no Acre
Pesquisa

Cerimônia foi realizada no dia 11 de maio durante encontro da comunidade científica estadual

• Publicado: Sexta, 11 de Mai de 2018, 08h29
  • Última atualização em Quinta, 17 de Mai de 2018, 08h53

A reitora do Instituto Federal do Acre (Ifac), Rosana Cavalcante dos Santos, assumiu nesta sexta-feira (11.05), a Secretaria Executiva Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) no Acre. Esta é a primeira vez em que um representante da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica assume este cargo no país.

“Gostaria de agradecer a todos pela indicação e também ao Ifac, que neste momento passa a integrar um espaço importantíssimo junto à SBPC e também à ciência e tecnologia no país. Estamos honrados em ter recebido o convite, pois sabemos do esforço que é trabalhar por uma educação de qualidade no Brasil, ainda mais pautada em aspectos científicos e tecnológicos. A partir deste momento, estamos abrindo espaço para que instituições de toda a Rede Federal possam também integrar esse processo”, destacou Rosana Cavalcante dos Santos.

Conforme explicou o presidente da SBPC, Ildeu de Castro Moreira, a criação da Secretaria Regional da SBPC no Acre irá contribuir para a expansão da educação, ciência e tecnologia junto à sociedade local, como também auxiliará nas discussões para o desenvolvimento social e sustentável no país.

“O Acre vem sendo parceiro da SBPC há alguns anos e exemplo disso foi a realização da 66ª Reunião Anual da SBPC em 2014. Na época, junto às instituições locais, foi possível realizar diversas atividades que mobilizaram todo o Estado. Estar aqui para instalar uma Secretaria Regional é muito satisfatório. Com a posse da reitora Rosana Cavalcante dos Santos para representar a SBPC no Acre e a formação de uma coordenação geral estamos, com certeza, dando início e significado ao estabelecimento da SBPC no Estado”, afirmou Ildeu Moreira.

A posse da reitora do Ifac junto à Secretaria Executiva Regional da SBPC no Acre foi realizada durante o “Encontro da SBPC com a comunidade Científica do Acre”, que discutiu a atuação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência e as políticas públicas para as áreas de ciência, tecnologia e educação.

Na oportunidade, o Governo do Estado também lançou a lei, de autoria do deputado Daniel Zen, que instituiu o Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Acre, criando o Programa Estadual de Fomento à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação e alterando o Fundo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FDCT).

O evento, que foi realizado no Teatro Plácido de Castro, foi proposto pelo deputado federal Sibá Machado, que também é autor do Marco Legal da Ciência e Tecnologia no Brasil. Ainda participaram da cerimônia, servidores e estudantes do Ifac, de escolas estaduais e municipais, além do senador Jorge Viana, de membros do executivo acreano e de representantes de organizações das áreas científicas e tecnológicas.

registrado em: ,,