Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Reitoria > Pesquisa > Abertas inscrições para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica
Pesquisa

Estão sendo ofertadas 12 bolsas para estudantes de cursos superiores do Ifac

• Publicado: Sexta, 29 de Junho de 2018, 04h06
  • Última atualização em Sexta, 29 de Junho de 2018, 08h19

O Instituto Federal do Acre (Ifac) está com inscrições abertas para bolsas dos Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (Pibic-AF). Ao todo, estão sendo ofertadas 10 bolsas Pibic e duas bolsas Pibic-AF para estudantes dos cursos superiores do Ifac. Para concorrer, o aluno deve estar vinculado a um projeto de pesquisa, que esteja sendo desenvolvido por algum servidor do Ifac.

Acesse aqui o edital

Os estudantes membros dos projetos de pesquisa contemplados na seletiva receberão, durante o período de 12 de meses, bolsa mensal no valor de R$ 400. As inscrições para concorrer às vagas seguem até o dia 25 de julho e devem ser feitas através do Sistema de Gerenciamento de Conferências (OCS) do Ifac.

Inscrição

A inscrição para concorrer às bolsas e também para aprovação dos projetos de pesquisa se dará através da submissão de proposta e documentação exigida em edital, que deverão ser encaminhadas pelo coordenador/orientador do projeto, através do sistema OCS.

Conforme edital, deverão ser apresentados no ato da inscrição o plano de trabalho/projeto de pesquisa sem qualquer tipo de identificação dos autores, plano de trabalho específico do bolsista, formulário para institucionalização de projetos de pesquisa no Ifac, além das assinaturas do diretor geral da unidade em que a pesquisa será desenvolvida, como também do coordenador de Pesquisa, Inovação e Extensão do referido campus.

Ainda deverão ser encaminhados o currículo Lattes do orientador/coordenador, documento que comprove participação do coordenador/orientador em grupo de pesquisa certificado do Diretório de Grupos de Pesquisa (DGP/CNPq), assim como currículo Lattes do estudante, cópias do RG e CPF do estudante, comprovante de matrícula emitido pelo Registro Acadêmico, formulário de inscrição do estudante preenchido corretamente.

O termo de aceite de concessão de bolsa, declaração de inexistência de vínculo empregatício, declaração dos pais ou responsável, autorizando o estudante a participar do projeto de pesquisa, nos casos em que o estudante seja menor de idade, assim como o termo de aceite de orientação e declaração de trabalho voluntário discente também deverão ser enviados no ato da inscrição.

Cronograma

Com o encerramento das inscrições, os projetos submetidos serão avaliados por comissão específica, durante os dias 26 de julho a 02 de agosto. O resultado preliminar das avaliações será divulgado no dia 03 de agosto, no site do Ifac. Os candidatos que tiverem interesse em interpor recurso contra o resultado preliminar, deverão encaminhar documentação para o e-mail recursosproinp@ifac.edu.br, no período de 04 a 06 de agosto. O resultado final será divulgado no dia 09 de agosto.

Pibic e Pibic-Af

Voltado para o desenvolvimento do pensamento científico e iniciação à pesquisa de estudantes de graduação do ensino superior, o Pibic tem como principais objetivos, a construção para a formação de recursos humanos para a pesquisa, contribuição para a formação científica de recursos humanos que se dedicarão a qualquer atividade profissional, além de possibilitar acesso e a integração do estudante à cultura científica.

Já o Pibic-Af conta com objetivo de complementar as ações afirmativas já existentes nas instituições de Ensino e Pesquisa de natureza pública, sendo seu objetivo maior ampliar a participação em atividades acadêmicas de iniciação científica dos beneficiários de políticas de ação afirmativa, em especial as que são destinadas à correção das desigualdades raciais, para ingresso no Ensino Superior.

registrado em: ,,