Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Reitoria > Pesquisa > Mais de 180 projetos e pesquisas são apresentados no III Conc&t em Rio Branco

Mais de 180 projetos e pesquisas são apresentados no III Conc&t em Rio Branco

Evento do Ifac está sendo nesta terça-feira (27.11) e é aberto a toda comunidade

• Publicado: Terça, 27 de Novembro de 2018, 10h15
  • Última atualização em Quarta, 28 de Novembro de 2018, 09h02

Estudantes, professores e pesquisadores participaram, na manhã desta terça-feira (27.11), da abertura do III Congresso de Ciência e Tecnologia (III Conc&t) do Instituto Federal do Acre (Ifac). O evento, que foi realizado em Cruzeiro do Sul (13.11) e Sena Madureira (20.11), segue com atividades gratuitas e abertas a toda comunidade até às 18h, no campus Rio Branco.

Mais fotos no Flickr do Ifac

Ao todo, mais de 180 projetos e pesquisa estão sendo apresentados na 3ª edição do Conc&t, que nesta etapa está sendo sediado pelos campi Avançado Baixada do Sol e Rio Branco. As atividades somam minicursos, palestras, mesas redondas e apresentações orais.

Coordenador do evento, o pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Proinp), Pedro Plese, destacou que nesta edição, o evento apresentou crescimento de 20% em relação à apresentação de trabalhos de 2017. “O crescimento do Conc&t ao longo dos anos é reflexo do interesse das pessoas para com a área de pesquisa, assim como também investimentos por parte da gestão do Ifac e do CNPq, que tem disponibilizado novos recursos e bolsas para pesquisadores”.

Pró-reitor de Extensão, Fábio Storch, também participou da solenidade de abertura e reforçou a importância do evento ser, principalmente, dedicado à comunidade. “Assim como os projetos de extensão desenvolvidos nos campi do Ifac, o Conc&t é também um momento da comunidade conhecer as ações que acontecem na instituição. Quero parabenizar a todos os estudantes e docentes que tem se dedicado a trabalhar de forma integrada, levando sempre mais conhecimento através do ensino, da pesquisa e da extensão”.

Paola Alvarez, que é diretora de Políticas de Educação Profissional do Ifac e representou a pró-reitora de Ensino, Lucilene Acácio, falou sobre a integração de áreas e promoção de conhecimento através de eventos como o Conc&t.

“Historicamente, vivemos uma separação entre as áreas de ensino, pesquisa e extensão, porém para que novos caminhos sejam abertos, é preciso integrar. E a integração desses conhecimentos representa muito bem a identidade do Ifac. Precisamos, a cada dia, superar essa a fragmentação, e o Conc&t é exemplo deste trabalho. Que a apresentação de novas atividades integrando o ensino, a pesquisa e a extensão sejam sempre realidade”, ressaltou Paola Alvarez.

Hévea Maciel, que é diretora geral do campus Avançado Baixada do Sol, destacou o trabalho desenvolvido pelos campi instalados na capital acreana para realização do Conc&t, assim como também o interesse dos estudantes e docentes no desenvolvimento de pesquisas e projetos.

“Ter uma equipe que compreende a importância de se integrar o ensino, a pesquisa e extensão é essencial para que possamos colher bons resultados e continuar levando conhecimento para a comunidade. Estamos crescendo a cada evento e a cada ação percebermos que precisamos continuar adiante. Com o Conc&t é possível que nossos técnicos administrativos, docentes e estudantes tenham oportunidade de externar suas ideias e apresentar isso para toda comunidade”.

Diretor do campus Rio Branco, Wemerson Fittipaldy, também parabenizou as equipes que trabalharam para realização do Congresso de Ciência e Tecnologia, como também lembrou os avanços que o Ifac tem obtido com o desenvolvimento de ações nas áreas de ensino, pesquisa e extensão.

“É importante sempre lembrar que para que tenhamos transformação, a educação precisa estar presente, pois seu principal objetivo é, através do conhecimento, integrar a sociedade. Nós, como atores desse processo, precisamos reforçar diariamente a integração e transmissão deste conhecimento”.

Reitora do Ifac, Rosana Cavalcante dos Santos, que participou da abertura e visitou os projetos desenvolvidos por estudantes e docentes, destacou a integração das atividades. “Não se faz pesquisa, ensino e extensão de forma separada. Não adianta a instituição ter bagagem científica, se essa qualidade de conhecimento não chegar até a comunidade. E o Conc&t, assim como outros eventos realizados pelo Ifac, tem promovido a expansão desse conhecimento para fora das salas de aula. É a partir deste entendimento que compreendemos que a sala de aula passa a ser vazio se não extrapolarmos o que é desenvolvido nela para fora da instituição”, afirmou Rosana Cavalcante dos Santos.

Delegação peruana

Pela segunda vez, representantes de instituições do Peru estão participando das atividades do Congresso de Ciência e Tecnologia do Ifac. Nesta edição, além de docentes, 18 estudantes da Universidad Amazónica de Madre de Dios (Unamad) e Instituto de Educación Superior Tecnológico Jorge Basadre Grohman também estão vivenciado as atividades.

Além do Conc&t, a comitiva já participou de capacitações e cursos realizados no campus Xapuri. Durante os dias 23 e 25 de novembro, os estudantes e docentes peruanos desenvolveram atividades relacionadas às áreas de agroecologia, turismo, tecnologia e empreendedorismo.

A participação dos docentes e estudantes da Universidad Amazónica de Madre de Dios (Unamad) e Instituto de Educación Superior Tecnológico Jorge Basadre Grohman faz parte das ações desenvolvidas pela Assessoria de Relações Internacionais do Ifac.

registrado em: ,,