Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Reitoria > Pesquisa > Ifac recebe presidente da Campus Party em visita institucional

Ifac recebe presidente da Campus Party em visita institucional

O encontro foi realizado na sede da Incubadora de Empreendimentos do Ifac

• Publicado: Segunda, 12 de Agosto de 2019, 09h34
  • Última atualização em Segunda, 12 de Agosto de 2019, 16h26

Em visita institucional realizada na última sexta-feira (02), a reitora do Instituto Federal do Acre (Ifac), Rosana Cavalcante dos Santos, e a equipe de gestores da Incubadora de Empreendimentos de Base Tecnológica e da Economia dos Setores Populares e Tradicionais do Acre (Incubac/Ifac) receberam a presidente do Instituto Campus Party, Francesco Farruggia.

O encontro, que contou com uma visita às instalações da Incubac, teve ainda o objetivo de apresentar proposta de parceria para que os alunos do Ifac participem das edições da Campus Party, que é um evento voltado para a experiência tecnológica que reúne jovens e adultos em um festival de inovação, criatividade, ciência, empreendedorismo e entretenimento digital.

A Campus Party, que é realizada desde 1997 na Espanha, se internacionalizou a partir de 2008 e hoje tem edições no Brasil, Inglaterra, Itália, Alemanha, Colômbia, México Equador, El Salvador, Singapura e outros países. Na região Norte, o Instituto Federal de Rondônia (Ifro) sedia o evento.

Durante a reunião, a reitora do Ifac apresentou as atividades desenvolvidas na Incubac, além das ações que são realizadas na área de empresas incubadas, destacando a participação do ex-aluno do curso de Tecnologia de Sistema para Internet, Leonardo Fleming, como resultado de um trabalho desenvolvido no Ifac de apoio a iniciativas inovadoras, através da oferta de cursos e da realização do Congresso de Ciência &Tecnologia (Conc&t).

Exemplo desse resultado é a equipe do campus Tarauacá, vencedora do Desafio de Ideias de 2018, evento que acontece durante a programação do Conc&t, e o registro do aplicativo criado por Leonardo Fleming junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi). “O Ifac apoia este tipo de inciativa, além de realizar, anualmente o Conc&t que reúne experiência de alunos de todos os campi, valorizando a criatividade e a inovação tecnológica”, ressaltou Rosana Cavalcante dos Santos.

Ao final da reunião, Francesco Farruggia destacou a importância de conhecer as instalações da Incubac e colocou à disposição do Ifac a participação de 40 alunos nos próximos eventos da Campus Party, que serão realizados em Manaus, Goiânia e São Paulo. Os alunos serão selecionados durante o próximo ConC&T, que acontecerá no campus Rio Branco, nos dias 21 e 22 de novembro deste ano.

“Poder participar de uma edição da Campus Party é algo muito importante para a carreira acadêmica de nossos alunos. A visita do presidente do Instituto Campus Party, Francesco Farruggia, junto ao Ifac só reforça a importância de continuarmos promovendo parcerias que estejam relacionadas às temáticas envolvendo empreendedorismo, tecnologia e inovação. Tenho certeza que várias possibilidades de projetos e parcerias serão possíveis com o Instituto Campus Party, pois Francesco Farruggia sabe do potencial inovador da Rede Federal”, afirmou Rosana Cavalcante dos Santos.

Também estiverem presentes durante o encontro com o presidente da Campus Party, o pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação, Pedro Plese, o coordenador do Núcleo de Inovação tecnológica (NIT), Pedro Raimundo Soares de Souza e do coordenador de Incubadora Reinaldo Maia Siqueira, além dos criadores do aplicativo “Na Escola”, Leonardo de Alencar Fleming, egresso do curso de Tecnologia de Sistema para Internet e Maria Andreia.

registrado em: ,,