Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Reitoria > Pesquisa > Ifac auxilia pesquisadores no depósito de primeira patente da Ufac

Ifac auxilia pesquisadores no depósito de primeira patente da Ufac

Gestores do Núcleo de Inovação Tecnológica orientaram sobre os trâmites relacionados ao depósito de patentes no Instituto Nacional da Propriedade Industrial

• Publicado: Terça, 17 de Setembro de 2019, 10h36
  • Última atualização em Terça, 17 de Setembro de 2019, 10h36

O Núcleo de Inovação Tecnológica do Instituto Federal do Acre (Ifac) contribuiu com pesquisadores da Universidade Federal do Acre (Ufac) no primeiro depósito de patente da instituição que foi realizado no dia 05 de setembro. Com as orientações da equipe do NIT sobre propriedade intelectual, o Ifac prestou apoio quanto aos trâmites relacionados ao depósito de patentes no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) que é o órgão responsável pela concessão de patentes no Brasil. O NIT está vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação.

Os pesquisadores da Ufac e autores da patente intitulada “Dispositivo portátil para manuseio da tabuada interativa”, agradeceram a colaboração da equipe do NIT composta pela coordenadora de Propriedade Intelectual e Inovação, Herika Montilha e pelo diretor, Pedro Soares. “Agradecemos ao NIT/Ifac, na pessoa da Herika e do Pedro, pela atenção, presteza e profissionalismo no atendimento do pleito, bem como nos esclarecimentos de todas as dúvidas oriundas do processo”, declarou o professor Mário Sérgio, autor da patente.

Para a coordenadora de Propriedade Intelectual do NIT/Ifac, Herika Montilha, é uma honra colaborar com a instituição. “Ficamos muito honrados em poder prestar esse apoio à Ufac e esperamos poder auxiliar outros pesquisadores que tenham desenvolvido novas tecnologias dentro da Universidade. O Ifac já vem desenvolvendo essa política de inovação através do lançamento de editais de fomento à pesquisa aplicada e ao desenvolvimento de produtos inovadores. Com isso, temos o objetivo de contribuir com o aumento do número de patentes no nosso estado”, garantiu a gestora.

Patente é um título de propriedade temporária sobre uma invenção ou modelo de utilidade, outorgado pelo Estado aos inventores ou autores ou outras pessoas físicas ou jurídicas detentoras de direitos sobre a criação. Com este direito, o inventor ou o detentor da patente tem o direito de impedir terceiros, sem o seu consentimento, de produzir, usar, colocar à venda, vender ou importar produto objeto de sua patente e/ ou processo ou produto obtido diretamente por processo por ele patenteado

Com informações do Núcleo de Inovação Tecnológica - NIT

registrado em: ,,