Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Reitoria > Pesquisa > Ifac receberá laboratórios de prototipagem em três campi

Ifac receberá laboratórios de prototipagem em três campi

Unidades de Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Tarauacá serão contempladas com recursos de cerca de R$ 132 mil, cada, para aquisição de equipamentos

• Publicado: Terça, 01 de Setembro de 2020, 13h09
  • Última atualização em Terça, 01 de Setembro de 2020, 13h13

A Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC) divulgou, na última quinta-feira (28.08), o resultado preliminar do edital 35/2020 que selecionou campi das 41 instituições de ensino da Rede Federal para receberem laboratórios de prototipagem [Apoio à criação dos Laboratórios IFMaker]. O Instituto Federal do Acre (Ifac) teve projetos contemplados nos campi Cruzeiro do Sul, Rio Branco e Tarauacá e receberá R$ 348.600 em recursos para a aquisição de equipamentos para os laboratórios que têm instalação prevista ainda para este ano.

Com a aprovação dos projetos, os campi receberão equipamentos como impressoras 3D de pequeno e de médio portes, caneta 3D, notebook, smart TV, kit de ferramentas, kit Arduíno/Robótica, kit Robótica Lego, projetores multimídia e scanners 3D.

"Isso tudo possibilitará um grande salto para podermos consolidar a cultura ‘learning by doing’ na nossa instituição, fato que vem para corroborar com todas as ações de promoção do empreendedorismo e inovação que vêm sendo realizados no Ifac", comemorou a coordenadora de Propriedade Intelectual e Inovação da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Herika Montilha.

Para o professor de Informática no campus Tarauacá, Angelo Maggioni, a colaboração de todos os servidores foi fundamental para a aprovação do projeto na unidade. "Acredito que o resultado só foi possível com a participação efetiva de todos os setores do campus Tarauacá. Agradecemos aos servidores por fornecerem rapidamente documentos estruturais e orçamentários de maneira organizada e rápida além de ceder dados atualizados sobre alunos e turmas. Ficou claro que o projeto tem a cara do campus Tarauacá com sinônimo de dedicação e amor", comentou o docente que coordena o projeto "Robótica pedagógica na Amazônia: uma revolução Maker feita por meio da comunidade".

"Temos muito a comemorar. Aprovamos três projetos representados pelos campi Cruzeiro do Sul, Taraucá e Rio Branco, o que só demonstra a excelência das nossas equipes. Estamos todos muito orgulhosos dos nossos resultados. Parabéns aos diretores Paulo, Denis e Bráulio e às equipes envolvidas na elaboração dos projetos. Nosso carinho especial ao professor Pedro Plese pela condução desta importante ação", comentou a reitora do Ifac, Rosana Cavalcante dos Santos.

Sobre o IFMaker

O edital do programa IFMaker visa proporcionar que as instituições adotem metodologias mais ativas em que o estudante assuma o protagonismo do processo de ensino/aprendizagem e aprenda fazendo. A proposta é desenvolver a cultura learning by doing (aprender fazendo) nos Institutos Federais, de maneira que o aluno possa contar com ferramentas adequadas para transformar o aprendizado teórico em um produto ou objeto.

registrado em: ,,