Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Reitoria > Pesquisa > Submissões para o Edital de Auxílio à Pesquisa são prorrogadas até 1º de agosto

Submissões para o Edital de Auxílio à Pesquisa são prorrogadas até 1º de agosto

O edital da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFAC representa um investimento de R$ 264.600,00 no total

• Publicado: Sexta, 22 de Julho de 2016, 16h01
  • Última atualização em Sexta, 22 de Julho de 2016, 16h01

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFAC (PROINP) informa sobre a prorrogação do prazo para submissão de propostas de projetos de pesquisa do edital nº 03/2016 até o dia 1º de agosto de 2016. O edital de auxílio à pesquisa representa um investimento de R$ 264.600,00 no total, entre o fomento de auxílio e as bolsas para estudantes. As submissões devem ser feitas pelo sistema OCS.

O edital é aberto a qualquer servidor com titulação mínima de graduação.  Para concorrer ao auxílio, a pesquisa deve contribuir para o desenvolvimento regional integrado e/ou científico, considerando os arranjos produtivos locais. Não há restrição quanto à área de conhecimento ou temas.

O edital indica o apoio a quatro projetos de pesquisa por campus e mais três de ampla concorrência.

Tire suas dúvidas com os principais itens do Edital:

Toda pesquisa necessita de uma pessoa responsável, denominada coordenador/orientador. Qual o perfil deste profissional?

Ser do quadro permanente (servidor efetivo) do IFAC;

- Ser graduado;

- Ter currículo na Plataforma Lattes e atualizado e atualizado nos últimos 6 (seis) meses;

- Não estar licenciado/afastado do IFAC no ato de submissão da proposta.

- Participar de um grupo de pesquisa certificado no Diretório de Grupos de Pesquisa – DGP/CNPq

- Não ter pendências na Receita Federal

E se o coordenador/orientador por algum motivo necessitar se afastar do IFAC por 3 meses ou mais por motivo de saúde ou por capacitação?

Ele deverá indicar um coordenador temporário ou definitivo, da mesma área de conhecimento, por meio de documento oficial encaminhado à PROINP, assinado por ambos os coordenadores.

Quantos projetos de pesquisa para este edital cada servidor pode apresentar?

Somente um.

Se o servidor for lotado na Reitoria ele apresentará para qual setor?

Para um dos campi do IFAC, pois são as Coordenações de Pesquisa, Inovação e Extensão (COPIE) do campus citado que acompanhará o projeto no município onde ele será executado.

De quanto é o auxílio pesquisa?

R$ 5 mil, que poderão ser usados para material de consumo e serviço de terceiros.

No ato da inscrição do projeto, é preciso já indicar o estudante bolsista?

Não. Os coordenadores de projetos homologados terão de 30 de setembro até 14 de outubro para indicar os estudantes.

Qual a escolaridade do estudante bolsista?

Se for estudante de curso superior do IFAC ele será contemplado com a Bolsa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) ou PIBIC – Ação Afirmativa. Se for estudante de curso técnico será contemplado com o PIBIC JR ou PIBIC-JR-Af (nível médio)

Quais as outras condições para o aluno-bolsista?

O estudante precisa estar devidamente matriculado, ter o curriculo lattes atualizado, não pode estar no último semestre, não pode acumular bolsas, não ter vínculo empregatício e seguir um plano de trabalho de 20 horas semanais dedicados ao projeto.

Qual o valor da bolsa para o estudante?

400,00 por mês

Como o servidor que deseja inscrever um projeto para solicitar auxílio a pesquisa deve se inscrever?

Através do Sistema de Gerenciamento de Conferências do IFAC, sigla que inglês é chamada de OCS. Confira: http://www2.ifac.edu.br/ocs_pesquisa/

Até quando?

01 de agosto de 2016.

Quem irá avaliar?

O Comitê Científico Institucional na primeira etapa. Já a avaliação do mérito do projeto será feita por dois avaliadores externos.

Se o projeto for aprovado quando poderá operar o auxílio?

A partir de 17 de outubro de 2016

Como a comunidade do IFAC poderá acompanhar estas pesquisas?

Todos os projetos deverão ser apresentados a comunidade em evento anual da Iniciação Científica.

Leia o Edital Completo: EDITAL 03/2016/PROINP e o Edital Complementar 01 do Edital 03/2016/PROINP

Outras informações: copp@ifac.edu.br

IFAC investe mais de R$ 250 mil em auxílio a pesquisa