Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Reitoria > Extensão > Instituições já podem realizar agendamento do Planetário Móvel do Ifac para 2018
Início do conteúdo da página
Extensão

Instituições já podem realizar agendamento do Planetário Móvel do Ifac para 2018

Escolas públicas e particulares, creches e entidades sociais sem fins lucrativos podem realizar agendamento através de e-mails e telefone

  • Publicado: Quarta, 28 de Março de 2018, 03h24
  • Última atualização em Quarta, 28 de Março de 2018, 08h33
imagem sem descrição.

O Planetário Móvel, projeto desenvolvido pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex), do Instituto Federal do Acre (Ifac), está com agendamento aberto para participação em eventos em 2018. Escolas públicas ou privadas, creches e entidades sociais sem fins lucrativos interessadas em ter uma atração a mais em eventos científicos podem fazer o agendamento com o coordenador do projeto, professor Cleyton Assis.

O agendamento está disponível através do telefone (68) 9 9205-7905 (com WhatsApp) ou através dos e-mails cleyton.souza@ifac.edu.br e crb.planetario@ifac.edu.br. De acordo com o docente, a contrapartida para que o Planetário seja apresentado é o fornecimento da alimentação ou lanches para a equipe executora durante o evento, além do transporte do material e da equipe.

O planetário já foi atração em duas edições do Mostra Viver Ciência, evento organizado pela Secretaria de Estado de Educação (SEE) e realizado em parceria com o Ifac e outras instituições. “Participamos também de semanas acadêmicas nos campi do Ifac e Ufac e, em novembro de 2017, o Planetário Móvel foi atração do Infoparty, evento de tecnologia e empreendedorismo realizado em Porto Velho (RO)”, diz o coordenador.

A proposta de adquirir um planetário móvel nasceu em 2014 com o professor Cleyton Assis e foi reforçado durante a 66ª reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que aconteceu no Acre naquele ano. Na época, servidores e alunos do Ifac monitoraram o Planetário do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), que havia sido instalado no evento realizado na Ufac.

Adquirido através de emenda parlamentar do deputado federal Sibá Machado, e inaugurado no dia 23 de agosto de 2016, no campus Rio Branco, hoje o planetário móvel do Ifac atende a comunidade como uma atração a mais em eventos realizados no Estado, cumprindo o seu objetivo de promover a divulgação científica e o acesso à informação por meio de exibições de sessões educativas.

Pró-reitor de Extensão, Fábio Storch de Oliveira, diz que Planetário Móvel é mais que um equipamento tecnológico: é um importante projeto de extensão que dá vida à ciência junto à comunidade. “Sabemos que a parte de estrutura tecnológica é importantíssima, mas termos profissionais motivados tem um diferencial especial, e agradecemos ao empenho de toda a equipe do projeto na pessoa do docente Cleyton Assis”.

Segundo o pró-reitor, o projeto do Planetário Móvel vem contribuindo para o cumprimento da vocação extensionista do Ifac, que é a promoção de uma relação transformadora entre a instituição e a sociedade. “Através das apresentações em eventos como o Viver Ciência, o qual reuniu um número de visitantes superior a 30 mil pessoas durante toda a mostra, temos a oportunidade de divulgar nossa instituição através do despertar pela ciência”.

A aquisição do planetário, que é pioneiro no Acre, é resultado de parceria com o deputado Sibá Machado, lembra o pró-reitor.  "Essa parceria tem sido muito importante para as atividades de extensão. Foram 200 mil reais destinados para a aquisição do Planetário Móvel em 2015".

Além da emenda para a aquisição do planetário, o deputado destinou, em 2016, mais R$ 200 mil para fomento de projetos de extensão. “No final de 2017 apresentamos um relatório do projeto ao deputado, demonstrando como os recursos foram utilizados. Motivado com a contribuição social do projeto, o deputado sinalizou com o indicativo de mais 200 mil reais para aquisição de equipamentos de robótica, um domo novo para o planetário e telescópios para os nossos campi”. 

Storch lembra que investimentos em projetos de extensão têm sido prioridade na atual gestão, mesmo em um ano de orçamento restrito. “Em 2017 atingimos o número de 159 projetos de extensão institucionalizados, o que representa um crescimento de mais de 50% em relação ao ano anterior. Através destas ações chegamos a atingir um número superior a 120 mil pessoas da comunidade. Esses números expressam a importância das ações de extensão para a comunidade e a valorização da gestão para com a Política de Extensão do Ifac”.

registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página