Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Inscrições para Processo Seletivo seguem até às 18 horas desta quarta-feira
Início do conteúdo da página
Extensão

Ifac sedia primeira edição da Olimpíada de Robótica no Acre

Etapa estadual da OBR ocorreu no campus Rio Branco na quinta-feira, 04, encerrando a Semana de Informática

  • Publicado: Segunda, 08 de Outubro de 2018, 15h23
  • Última atualização em Segunda, 08 de Outubro de 2018, 15h32

 

O Instituto Federal do Acre (Ifac) campus Rio Branco foi palco da principal competição de robótica do país, com a realização da etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), no dia 04 de outubro. Esta foi a primeira vez que a olimpíada aconteceu no estado, com apoio da Pró-Reitoria de Extensão do Ifac (Proex). A competição integrou as atividades da 5ª Semana de Informática - Techweek e contou com a participação de cinco equipes de estudantes dos ensinos fundamental e médio, de Rio Branco e de Tarauacá.

Representando o município de Tarauacá, a equipe Alpha Robot foi quem conquistou o 1º lugar na competição estadual. Com o resultado, a equipe formada pelos estudantes Cristian Moura, Laíza Rivera, Johab Souza, Leonan Santos e orientada pelo professor Angelo Maggioni garantiu vaga na etapa nacional da OBR 2018, que ocorrerá em João Pessoa (PB), nos dias 06 a 09 de novembro.

“Começamos o projeto do Laboratório de Inteligência Artificial com minicursos na cidade, ensinando como mexer com arduíno. A partir daí veio a ideia de participar da OBR. Mesmo com poucos recursos e sem ter informática e programação nos nossos cursos, fomos com garra e conseguimos fazer o robô. A gente é do curso de Floresta, não tem nada a ver com robótica, mas ficávamos o dia inteiro na escola trabalhando no nosso o robô”, relatou a integrante da Alpha Robot, Laíza Rivera.

Na competição, os robôs construídos e programados pelos estudantes tinham que passar por circuitos com diversos obstáculos, que simulavam ambientes de resgate. Foram três etapas, cada uma em um circuito diferente. Além do desafio de construir um robô autônomo de resgate, a competição proporciona aos participantes o aprendizado do trabalho em equipe.

Para o orientador da Alpha Robot, professor Angelo Maggioni, os alunos tiveram um desempenho satisfatório, mas têm potencial para alcançar melhores resultados. “Eles têm treinado há mais de um ano. O desafio da OBR Estadual era resgatar a vítima e o robô quase cumpriu a missão. Esperamos conseguir atingir essa meta na etapa nacional, que será em novembro, ou na OBR de 2019”, destacou.

Robótica no Acre

O coordenador estadual da OBR no Acre, professor William Maia comemorou o interesse dos estudantes pela área da robótica. “No Ifac, os alunos demonstraram bastante interesse, eles gostam muito. As equipes do campus Rio Branco conheceram o evento este ano e se empolgaram. Eles ganham muito, pois o conhecimento de robótica integra conhecimentos de física, matemática, programação e isso dá um ‘up’ de conhecimento para cada um. Só de tentar fazer o robô, os alunos aprendem bastante”.

O pró-reitor de Extensão do Ifac, Fabio Storch comentou sobre a importância do evento como atividade extra sala de aula. “Ficamos felizes porque sabemos que a robótica é mais um atrativo para a formação dos nossos estudantes, uma formação completa que é a proposta do instituto. E por contribuir com a nossa política de permanência e êxito, uma vez que é um atrativo a mais do que as disciplinas tradicionais ofertadas no ensino”, disse o pró-reitor.

Para a reitora, Rosana Cavalcante dos Santos, a OBR é mais um incentivo que atrai os jovens para iniciação na ciência e na tecnologia. “Trazer a OBR para o Acre é muito importante para o Ifac mostrar os investimentos nessa área. Vamos incentivar que os nossos alunos tenham oportunidade de despertar talentos e melhorar o ensino-aprendizagem. Mostrar que a tecnologia está em todo lugar, inclusive para o divertimento. Queremos que a comunidade participe, conheça o Ifac e saiba que essa linha de robótica é uma área que vamos investir bastante”, salientou.

Veja como ficou a classificação final das equipes na etapa estadual da OBR:

Categoria nível 1

  1. Jovens titãs

Categoria nível 2

  1. Equipe Alpha Robot (Ifac Tarauacá);
  2. Equipe Anteiku (Ifac Rio Branco)
  3. Anglobóticos (Anglo - Escola Ens. Médio e Técnico Plácido de Castro).
  4. Equipe Start Robot (Ifac Rio Branco)

registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página