Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Reitoria > Extensão > Ifac tem 10 trabalhos selecionados para Feira Nacional de Matemática

Ifac tem 10 trabalhos selecionados para Feira Nacional de Matemática

Edição de 2020 será realizada no município de Campos Novos, em Santa Catarina

• Publicado: Segunda, 16 de Dezembro de 2019, 16h43
  • Última atualização em Segunda, 23 de Dezembro de 2019, 15h38

O Instituto Federal do Acre (Ifac) está entre as instituições que irão representar o estado na edição 2020 da Feira Nacional de Matemática. Ao todo, 10 trabalhos do Ifac foram selecionados para serem expostos durante o evento, que acontecerá no município de Campos Novos (Santa Catarina), em maio do próximo ano.

Conforme classificação final, dos trabalhos do Ifac selecionados para a nacional, três deles são da categoria ensino médio, sendo dois do campus Xapuri e um do campus Avançado Baixada do Sol. Já os outros sete trabalhos selecionados são da categoria ensino superior e têm como autoria estudantes e docentes orientadores do campus Rio Branco.

Clique aqui e veja mais fotos

Além do Ifac, também foram selecionados, para a etapa nacional, trabalhos apresentados por alunos e professores do Colégio Aplicação, Instituto Imaculada Conceição e da Universidade Federal do Acre (Ufac). Os trabalhos indicados foram apresentados durante a III Feira Estadual de Matemática, realizada nos dias 05 e 06 de dezembro, que atualmente é um dos projetos que compreende as ações de extensão do Ifac.

De acordo com a docente do Ifac e coordenadora da III Femat, Vilma Luísa Siegloch Barros, a seleção dos trabalhos foi realizada de acordo com critérios pré-estabelecidos em edital e por uma comissão específica. “Este ano tivemos 40 trabalhos sendo expostos na III Femat e destes foram selecionados 15 que, em maio de 2020, irão representar o Acre na etapa nacional da Feira de Matemática”.

Ainda de acordo com Vilma Siegloch, a realização da Feira Estadual de Matemática contribuiu para que estudantes e docentes pudessem ampliar os conhecimentos, como também a interação entre instituições.

“A etapa estadual foi um evento muito importante e que este ano aconteceu em conjunto com a 3ª Semana do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática. Um trabalho em conjunto e que nos proporcionou ter a apresentação de trabalhos de estudantes do ensino médio, graduação e pós-graduação, ou seja, foram exposições de diferentes níveis de conhecimento, que contribuíram para uma maior disseminação de conhecimento”, destacou a docente e coordenadora da III Femat.

Márcio Bonfim Santiago, que é diretor de Extensão e Articulação com a Sociedade e durante o evento representou o pró-reitor de Extensão do Ifac (Proex), Fábio Storch, destacou a importância da instituição apoiar projetos como a Femat. Segundo ele, através de ações extensionistas é possível aproximar a comunidade do Ifac.

“O Ifac, enquanto Pró-Reitoria de Extensão, tem participado da Femat desde a sua primeira edição, tanto com a institucionalização de um projeto junto a instituição, como também com estudantes e docentes na apresentação de trabalhos. Isso é muito importante, pois dessa forma conseguimos apresentar na prática o que é a extensão. Conseguimos levar o Ifac até a comunidade, como também trazer a comunidade para o Instituto, através de eventos como este”, ressaltou Márcio Bonfim.

Veja abaixo a lista de selecionados para a edição de 2020 da Feira Nacional de Matemática:

registrado em: ,,