Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Reitoria > Extensão > Servidores e estudantes do Ifac realizam evento natalino no Educandário Santa Margarida
Extensão

Evento, que faz parte dos projetos de extensão institucionalizados, foi realizado no dia 14 de dezembro

• Publicado: Segunda, 30 de Dezembro de 2019, 08h28
  • Última atualização em Segunda, 30 de Dezembro de 2019, 08h33

Servidores e estudantes do Instituto Federal do Acre (Ifac), que fazem parte do projeto de extensão “Fortalecendo a Cidadania: Ações Apoiadoras ao Educandário Santa Margarida”, realizaram um evento natalino para as crianças e funcionários do Educandário Santa Margarida. A instituição filantrópica, que fica localizada em Rio Branco, foi fundada em 1942 e atualmente abriga pouco mais de 30 crianças.

O evento, que aconteceu no dia 14 de dezembro, contou com a distribuição de presentes, lanches, brincadeiras, oficina de slime, além da entrega de doações de roupas, calçados e produtos de higiene. Esta foi a segunda ação desenvolvida pelos membros do projeto. A primeira atividade foi realizada em comemoração ao Dia das Crianças.

O “Fortalecendo a Cidadania”, que é coordenado pelo professor Tiago Nascimento da Costa, faz parte dos projetos de extensão institucionalizados no Ifac. A equipe do projeto é formada também pelas docentes Alcilene Oliveira Alves, Flávia Alves Simoura Silva, Maria Ana da Silva Morais Lima, Pollyana Furtado Machado, como também pelos professores Francisco Bezerra de Lima Junior e Uthant Benicio de Paiva. Também integram o projeto, a técnica administrativa Ana Caroline da Silva Lopes e as alunas Gicliane Silva Costa, Lisangela de Figueiredo C. Barros e Maria Jucélia de Oliveira C. Silva Barros.

Para a servidora Ana Caroline, a participação a fez perceber que muitas pessoas são boas e estão dispostas a ajudar. “Esse projeto me mostrou que existe muita gente boa, disposta a ajudar e, às vezes, só precisamos ir atrás disso. Conseguimos muitas doações para fazer o Natal das crianças mais feliz. Acho que no fim, nós, integrantes do projeto, fomos mais beneficiados do que as próprias crianças”.

Já para a docente Maria Ana, o projeto foi uma forma de “observar os diversos mundos a nossa volta”. Ainda de acordo com ela, a experiência em integrar as atividades do “Fortalecendo a Cidadania” foi ímpar.

“Foi uma experiência ímpar. Um momento de observar “os diversos mundos” em nossa volta. É saber que existem lugares e pessoas com vida tão diferentes da nossa e que muitas vezes nós não damos o valor e nem o cuidado que cada situação merece. Esse projeto foi uma forma de olhar para um desses lugares que nos enche os olhos e nos dá vontade no coração de fazer algo que faça a diferença. E foi isso que aconteceu, momentos mágicos que marcaram vidas, que mexeram na nossa rotina e nos fizeram perceber que precisamos sair de nossas “caixinhas” de acomodação e tentar mudar o mundo a nossa volta”, destacou Maria Ana.

A estudante Maria Jucélia, que está no 7º perídio do curso de Ciências Biológicas, ressaltou a oportunidade de trabalhar como voluntária. Segundo ela, através do projeto, conseguiu vivenciar muitas experiências incríveis, tanto em âmbito acadêmico, social e humano.

“Ser voluntária nesse projeto me proporcionou muitas experiências incríveis, tanto em minha vida acadêmica, como social e humana. Ajudar a trazer um pouco de alegria para aquelas crianças, não tem palavra que descreva a sensação que é. Ao chegarmos na instituição de acolhimento temos despertados vários sentidos e um deles, que eu posso descrever nesse momento, é o de proteger, acolher e ajudar, nem que seja um pouco. Fazer o que está ao nosso alcance. Esta, com certeza, é uma das experiências mais gratificantes que vivi”.

Além das atividades realizadas pelos membros do projeto, o Natal realizado no Educandário Santa Margarida contou com a doação de brinquedos, que foi feita por servidores dos campi Rio Branco e Baixada do Sol, como também das sedes da Reitoria. Além disso, as comemorações ainda contaram com doações das empresas: Barão das Tortas, Delícias da Alencar, A Baronesa Padaria, Lagarta Pintada Decorações, Drogaria Araújo (Araújo Mix), Loja Riachuelo Shopping e Salgadinhos Derlândia Silva.

registrado em: ,,