Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Reitoria > Extensão > Alunos do IFAC impulsionam formação em empreendedorismo na área das TICs

Alunos do IFAC impulsionam formação em empreendedorismo na área das TICs

Estudantes do curso de Sistemas para Internet e integrantes do Projeto Start participam de eventos e visitas em São Paulo

• Publicado: Sexta, 01 de Julho de 2016, 12h47
  • Última atualização em Quinta, 07 de Julho de 2016, 12h53

Jovens e empreendedores. Estas são as características de um grupo de alunos que está dando muito orgulho ao Instituto Federal do Acre – IFAC. Eles são estudantes da primeira turma do curso superior de Tecnologia em Sistemas para Internet do Campus Rio Branco e integram o Projeto Start (palavra em inglês que em português significa começar). Já partiparam e foram premiados em eventos estaduais e nacionais de startups de Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs) e acabam de retornar ao Acre após uma temporada de experiências bem sucedidas em São Paulo.

Na quinta-feira, 30, acompanhados da Profa. Luana Oliveira de Melo, coordenadora do Projeto, eles apresentaram para a reitora, Profa. Rosana Cavalcante dos Santos, relatório do que vivenciaram no período de 18 a 23 de junho na capital paulista.

Primeiro, Leonardo Fleming e Francisco Passos (integrantes do grupo) participaram de curso de mentoria para empreendedores e intraempreendedores pela Clinton Education, instituição de referência internacional para estudantes universitários, passando a ser bolsistas na metodologia QEMP (Quociente Empreendedor).

Depois, os dois com o colega Diego Fernandes (também membro do Start) participaram de uma imersão tecnológica - vivências da tecnologia e empreendedorismo na prática – visitando várias instituições de fomento direto aos jovens empreendedores. Com a assessoria do senhor Ricardo Oliani, os três visitaram a sede em São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e, em especial, falaram do Acre e suas perspectivas de sustentabilidade e logística para o exterior.

Visitaram e ganharam passaporte livre para o Campus Coworking (espaço administrado pela Google for Entrepreneurs para empreendedores) e estiveram também no Cubo Coworking (espaço administrado pela Itaú e pela Redpoint eventures também para universitários empreendedores). Outra oportunidade foi conhecer o Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia – CIETEC , entidade gestora da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de da Universidade de São Paulo – USP.

Eles participaram como convidados da 18º edição do Encontro da Locaweb, evento que aconteceu no dia 22 no Centro de Convenções da Fecomercio. Em três ambientes distintos (Digital, Dev e E-commerce) aconteciam palestras simultâneas com nomes de referência nacional sobre negócios digitais.

Por fim, os três estudantes do IFAC conheceram a ABStartups – Associação Brasileira de Startups e a Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM.

Após a apresentação do resultado da viagem para a reitora, a Profa. Luana - que também é diretora de Extensão e Articulação com a Sociedade - explicou que o Projeto Start está institucionalizado pela Pró-reitoria de Extensão (Portaria nº 654/2016) desde março, sendo coordenador por ela e pelo Prof. Marlon Teixeira (coordenador adjunto), com o apoio dos professores Rodrigo Souza, Paulo Roberto, Dirceu Pereira, Antônio Rege e Fábio Storch. Participam do grupo os alunos Leonardo de Alencar Barbosa Fleming, Sebastião Edson Araújo de Medeiros, Francisco da Silva Passos, Diego Freire Fernandes e José William Menezes Ribeiro.

Avanços

O Projeto Start foi apresentado à comunidade acadêmica do IFAC em abril, com a presença de autoridades institucionais e empresariais. Em maio promoveram o curso de Desenvolvimento de Aplicativos Multiplataformas e em junho seguiram para as ações de capacitação em São Paulo.

Para o segundo semestre deste ano, o grupo de estudantes tem o convite da reitora para circular pelos campi narrando as experiências estimulando outros empreendedores. A participação em eventos, como o Rackathon Universitário (maratona de programação que reúne designers, programadores e outros profissionais ligados ao desenvolvimento de softwares) e a 3ª edição do TechWeek (Semana de Informática do IFAC). Especialmente para o TechWeek, que este ano será em outubro, o Projeto Start está com excelentes indicações de nomes e formações.

registrado em: ,,