Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Reitoria > Extensão > Alunos do IFAC impulsionam formação em empreendedorismo na área das TICs
Início do conteúdo da página
Extensão

Alunos do IFAC impulsionam formação em empreendedorismo na área das TICs

Estudantes do curso de Sistemas para Internet e integrantes do Projeto Start participam de eventos e visitas em São Paulo 

  • Publicado: Sexta, 01 de Julho de 2016, 12h47
  • Última atualização em Quinta, 07 de Julho de 2016, 12h53

 

Jovens e empreendedores. Estas são as características de um grupo de alunos que está dando muito orgulho ao Instituto Federal do Acre – IFAC. Eles são estudantes da primeira turma do curso superior de Tecnologia em Sistemas para Internet do Campus Rio Branco e integram o Projeto Start (palavra em inglês que em português significa começar). Já partiparam e foram premiados em eventos estaduais e nacionais de startups de Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs) e acabam de retornar ao Acre após uma temporada de experiências bem sucedidas em São Paulo.

Na quinta-feira, 30, acompanhados da Profa. Luana Oliveira de Melo, coordenadora do Projeto, eles apresentaram para a reitora, Profa. Rosana Cavalcante dos Santos, relatório do que vivenciaram no período de 18 a 23 de junho na capital paulista.

Primeiro, Leonardo Fleming e Francisco Passos (integrantes do grupo) participaram de curso de mentoria para empreendedores e intraempreendedores pela Clinton Education, instituição de referência internacional para estudantes universitários, passando a ser bolsistas na metodologia QEMP (Quociente Empreendedor). 

Depois, os dois com o colega Diego Fernandes (também membro do Start) participaram de uma imersão tecnológica - vivências da tecnologia e empreendedorismo na prática – visitando várias instituições de fomento direto aos jovens empreendedores. Com a assessoria do senhor Ricardo Oliani, os três visitaram a sede em São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e, em especial, falaram do Acre e suas perspectivas de sustentabilidade e logística para o exterior.

Visitaram e ganharam passaporte livre para o Campus Coworking (espaço administrado pela Google for Entrepreneurs para empreendedores) e estiveram também no Cubo Coworking (espaço administrado pela Itaú e pela Redpoint eventures também para universitários empreendedores). Outra oportunidade foi conhecer o Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia – CIETEC , entidade gestora da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de da Universidade de São Paulo – USP. 

Eles participaram como convidados da 18º edição do Encontro da Locaweb, evento que aconteceu no dia 22 no Centro de Convenções da Fecomercio. Em três ambientes distintos (Digital, Dev e E-commerce) aconteciam palestras simultâneas com nomes de referência nacional sobre negócios digitais.

Por fim, os três estudantes do IFAC conheceram a ABStartups – Associação Brasileira de Startups e a Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM.

Após a apresentação do resultado da viagem para a reitora, a Profa. Luana - que também é diretora de Extensão e Articulação com a Sociedade - explicou que o Projeto Start está institucionalizado pela Pró-reitoria de Extensão (Portaria nº 654/2016) desde março, sendo coordenador por ela e pelo Prof. Marlon Teixeira (coordenador adjunto), com o apoio dos professores Rodrigo Souza, Paulo Roberto, Dirceu Pereira, Antônio Rege e Fábio Storch. Participam do grupo os alunos Leonardo de Alencar Barbosa Fleming, Sebastião Edson Araújo de Medeiros, Francisco da Silva Passos, Diego Freire Fernandes e José William Menezes Ribeiro.

 Avanços

O Projeto Start foi apresentado à comunidade acadêmica do IFAC em abril, com a presença de autoridades institucionais e empresariais. Em maio promoveram o curso de Desenvolvimento de Aplicativos Multiplataformas e em junho seguiram para as ações de capacitação em São Paulo.

Para o segundo semestre deste ano, o grupo de estudantes tem o convite da reitora para circular pelos campi narrando as experiências estimulando outros empreendedores. A participação em eventos, como o Rackathon Universitário (maratona de programação que reúne designers, programadores e outros profissionais ligados ao desenvolvimento de softwares) e a 3ª edição do TechWeek (Semana de Informática do IFAC). Especialmente para o TechWeek, que este ano será em outubro, o Projeto Start está com excelentes indicações de nomes e formações.

registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página