Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Reitoria > Assistência Estudantil > Ifac abre inscrições para 25 bolsas do Programa Monitoria Especial
Assistência Estudantil

Ifac abre inscrições para 25 bolsas do Programa Monitoria Especial

As vagas são destinadas para estudantes de cursos técnicos integrados e subsequentes, e também superiores

• Publicado: Segunda, 08 de Abril de 2019, 16h16
  • Última atualização em Quarta, 10 de Abril de 2019, 14h57

O Instituto Federal do Acre (Ifac), através da Diretoria Sistêmica de Assistência Estudantil (Dsaes), lançou edital com 25 bolsas para o Programa Monitoria Especial. As vagas são para estudantes de cursos técnicos integrados e subsequentes, como também para alunos dos cursos superiores dos campi Avançado Baixada do Sol, Cruzeiro do Sul, Rio Branco, Sena Madureira, Tarauacá e Xapuri. As inscrições seguem de 10 a 12 de abril.

Os candidatos selecionados irão receber bolsa mensal de R$ 400, durante o período de sete meses. Os bolsistas escolhidos irão atuar como monitores de alunos que tenham deficiência ou Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) no Ifac.

O objetivo do programa é fazer com que, através dos monitores, sejam proporcionadas atividades para superação das dificuldades de aprendizagem, se diminua a evasão de estudantes com deficiência, seja ampliada a acessibilidade/inclusão educacional nas unidades do Instituto, além de se possibilitar a socialização de conhecimentos por meio da interação entre estudantes e docentes.

Acesse aqui o edital

Conforme edital, poderão concorrer às vagas somente estudantes matriculados em cursos presenciais; que tenham frequência mínima de 75% em cada disciplina cursada no último período letivo; possua Coeficiente de Rendimento Acadêmico (ou equivalente) igual ou superior à média da instituição; tenha, prioritariamente, renda per capita familiar de até um salário mínimo e meio ou seja oriundo, prioritariamente, da rede pública de educação; e ainda tenha disponibilidade de no mínimo 8 horas e no máximo 12 horas semanais (não poderão ser coincidentes com o horário das aulas).

Inscrição

Para se inscrever, o candidato deve apresentar ficha de inscrição preenchida e assinada, documentos que comprovem seu perfil socioeconômico (comprovação de renda) e/ou de origem da Rede Pública de Educação, além de cópia do histórico escolar atualizado com as notas do último período letivo cursado para fins de comprovação de Média Geral (Coeficiente Rendimento Acadêmico – CRA).

A documentação deve ser entregue na Coordenação do Núcleo de Atendimento as Pessoas com Necessidades Específicas (Napne), exceto para os que irão concorrer as vagas ofertadas no campus Avançado Baixada do Sol, que deverão entregar a documentação na Diretoria de Ensino (Diren).

Seletiva

Após o período de inscrição, entre os dias 15 e 16 será realizada a análise dos documentos dos candidatos inscritos, que consiste na primeira fase da seletiva para as bolsas. O resultado preliminar desta etapa será divulgado no dia 17 de abril. Caso haja interesse de ingressar com recurso, os candidatos têm até o dia 23 de abril para apresentar documentação.

A segunda etapa para classificação dos bolsistas será realizada entre os dias 29 de 30 de abril. Nessa fase, os selecionados passarão por entrevista individual, que será realizada pela equipe do Napne ou psicólogos, que farão questionamentos sobre a motivação para inscrição no Programa de Monitoria Especial, disponibilidade do candidato, interesse pela área, experiências na área de Educação Especial e/ou Inclusiva, relacionamento interpessoal, facilidade de compreensão, responsabilidade, iniciava, além da participação em atividades de ensino, pesquisa e extensão ou outros eventos relacionadas a temática da Educação Especial e/ou Inclusiva.

O resultado preliminar da segunda fase será publicado no dia 02 de maio. Os interessados em ingressar com recursos terão entre os dias 03 e 06 de maio para apresentar documentação. O resultado final do será divulgado no dia 08 de maio. Os alunos selecionados deverão se apresentar no Napne para assinatura do termo de compromisso e entrega de comprovante de conta bancária entre os dias 09, 10 e 13 de maio.