Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Páginas > Internacional > Internacional > Ifac é contemplado em fundo de inovação junto a universidade dos Estados Unidos

Ifac é contemplado em fundo de inovação junto a universidade dos Estados Unidos

Publicado: Quinta, 03 de Janeiro de 2019, 10h13 | Última atualização em Quinta, 03 de Janeiro de 2019, 11h08

Projeto inscrito pela Northern Virginia Community College (Nova), no qual o Ifac é parceiro, foi selecionado em programa internacional

Mais um importante passo para a internacionalização do Instituto Federal do Acre foi dado: um projeto inscrito pela Northern Virginia Community College (Nova), no qual a instituição estadunidense escolheu o Ifac como parceiro, foi contemplado dentro do Fundo de Inovação do 100,000 Strong in the Americas. O resultado da seleção foi divulgado durante a Semana Internacional de Educação (IEW, sigla em inglês), no final de 2018. No Ifac, a política de internacionalização é conduzida pela Assessoria de Relações Internacionais (Arint).

O Fundo de Inovação do 100,000 Strong in the Americas é uma colaboração dos setores público e privado e entre o Departamento de Estado Norte Americano, as Embaixadas dos EUA, a Partners of the Americas, a NAFSA (Associação de Educadores Internacionais, sigla em inglês) e empresas e fundações que trabalham juntas a fim de estimular parcerias entre instituições de ensino superior dos Estados Unidos e de outros países do hemisfério ocidental. Os recursos são financiados pela Fundação MetLife.

Clique aqui para conferir a divulgação oficial
das instituições contempladas

A aprovação do projeto da Nova proporcionará um fortalecimento da parceria da instituição norte-americana com o Ifac. Intitulado “Ensino superior em escala global: Desenvolvimento de alunos em contexto estrangeiro”, a proposta é promover intercâmbio de curto período de estudantes entre as duas instituições. Na Nova, o programa se destinará a alunos que são os primeiros universitários de suas famílias, aos que recebem auxílio do governo federal e aos que fazem parte de programas de acesso ao bacharelado da faculdade. No Brasil, o programa se destinará a alunos indígenas, alunos oriundos da zona rural, dando-lhes oportunidades de intercâmbio internacional.

“Trata-se de uma oportunidade única para o Ifac devido à integração que poderá haver entre profissionais e estudantes de ambas as instituições”, garante a Assessoria.

Desde janeiro de 2014, o Fundo de Inovação concedeu 187 concessões para aproximadamente 350 equipes de instituições de ensino superior de 25 países e 42 estados dos EUA. O Brasil ocupa atualmente a quarta posição em relevância nessa iniciativa, que tem por objetivo engajar e beneficiar com concessões as instituições de ensino superior em doze estados brasileiros e dezesseis dos EUA. As concessões do Fundo de Inovação são, geralmente, de 25 mil dólares cada, além de uma contribuição adicional das instituições vencedoras de 1.8 vezes o valor concedido, em média.

Parceria

O contato entre as duas instituições teve início em abril de 2017, época em que a reitora do Ifac, Rosana Cavalcante dos Santos, assinou protocolo de intenções com a Nova. Devido a esta parceria, desde julho de 2018, dois estudantes do Ifac estão nos Estados Unidos, realizando intercâmbio nas unidades da Nova, que fazem parte do programa Community College Initiative. Além disso, em março de 2018, o Ifac recebeu a visita de uma delegação da universidade americana.

A cooperação entre as instituições, prevê ainda, a visita de estudantes da Nova ao Brasil. A proposta é selecionar de 10 a 13 estudantes, junto com um professor da instituição, para conhecerem o Ifac. O objetivo principal da visita é evidenciar as diferenças entre o sistema de ensino americano e o brasileiro. Assim, os alunos poderão conhecer as particularidades do país, participando de atividades culturais e linguísticas. A visita está prevista para novembro de 2019.

Com informações da Assessoria de Relações Internacionais