Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Páginas > Internacional > Internacional > Estudante relata experiência durante intercâmbio nos EUA

Estudante relata experiência durante intercâmbio nos EUA

Publicado: Quinta, 03 de Janeiro de 2019, 11h55 | Última atualização em Quinta, 03 de Janeiro de 2019, 11h55

Aluna de Logística no Ifac, Schawany Brito, realiza mobilidade na Northen Virginia Community College, em Annandale, estado da Virgínia

Aluna do Instituto Federal do Acre (Ifac), Schawany Brito teve um relato sobre as experiências que tem vivenciado durante intercâmbio na Northen Virginia Community College (Nova), em Annandale-VA, nos Estados Unidos. A estudante do curso de Logística registrou no blog da Nova um breve relato descrevendo as dificuldades com o idioma e o que tem aprendido durante a mobilidade.

“Eu acho que esse foi o semestre mais difícil da minha vida. Quando cheguei, meu inglês não era tão bom e eu precisava melhorá-lo o quanto antes. Depois das aulas do semestre de verão, fiz o teste de inglês e comecei o curso intensivo de inglês. Três meses de boas risadas e uma tremenda melhora do meu inglês. Eu aprendi muito com minhas aulas. Meu professor sempre nos oferecia algo diferente na sala de aula, como vídeos e músicas. Fazíamos apresentações e compartilhávamos nossas experiências. Eu sei que meu inglês está melhor agora, graças ao meu desempenho nas aulas de inglês e também à ajuda de minhas colegas de casa, Sarah e Helen”, contou Schawany.

A estudante também falou sobre a ajuda que teve participando de trabalho voluntário, onde podia conversar com pessoas nativas dos EUA e sobre o próximo desafio no intercâmbio, que será o estágio profissional.

Leia a postagem, em inglês, clicando aqui

Coordenador do Centro de Idiomas e Intercâmbio e professor de Língua Inglesa, Luiz Eduardo Conceição, contou sobre a satisfação de ver o progresso de uma ex-aluna.

“Eu tive o prazer de conhecer a Schawany quando fui professor dela durante o 2º e 3º ano do Ensino Médio, ainda enquanto professor do Colégio João Calvino. Depois a encontrei, quando dei aula pra turma dela, no 1º período do curso de Tecnologia em Logística, aqui no Ifac. Schawany sempre foi uma aluna aplicada e preocupada em não decepcionar. Quando selecionada para o programa nos EUA, foi sincera de falar da sua dificuldade com a língua e do seu medo em relação ao que iria enfrentar. Hoje, poder ler este depoimento dela e ver o quanto avançou e derrubou as barreiras é o pagamento que eu recebo. Só renova minha confiança em saber que o intercâmbio cultural é, e sempre será, uma atividade de mudança na vida dos nossos alunos para o melhor”, compartilhou.

Além de Schawany, o estudante Thawan Bezerra também realiza intercâmbio, nos Estados Unidos, onde estuda em Cedar Rapids, Iowa. No Ifac, Thawan é aluno no curso de Bacharelado em Zootecnia.

O intercâmbio dos dois estudantes, que teve início em julho de 2018 e seguirá até maio de 2019, está sendo realizado por meio de bolsa de estudos. O auxílio permitiu que os estudantes fizessem um curso intensivo de inglês nos EUA. O intercâmbio também cobre alojamento e alimentação durante todo o período do programa, taxas escolares, auxílio mensal para cobrir as despesas adicionais de estadia, transporte de ida e volta aos EUA e seguro saúde.

Com informações da Assessoria de Relações Internacionais

Estudantes de Rio Branco e Sena Madureira são selecionados para intercâmbio nos Estados Unidos

Ifac recebe delegação da NOVA para ampliação de parceria internacional