Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Páginas > Internacional > Internacional > Alunos do IFAC poderão conhecer trabalho do New York Botanical Garden

Alunos do IFAC poderão conhecer trabalho do New York Botanical Garden

Publicado: Terça, 28 de Março de 2017, 07h51 | Última atualização em Terça, 11 de Abril de 2017, 15h05

Expectativa é de que seja ampliada parceria com a instituição, que é a maior referência botânica do mundo

Estudantes dos cursos superiores do Instituto Federal do Acre (IFAC), das áreas ambientais, também poderão realizar intercâmbio nos Estados Unidos (EUA). A expectativa é de que com a ampliação da parceria com o Botanical Garden, localizado em Nova Iorque, os alunos do IFAC possam conhecer as ações desenvolvidas na instituição norte-americana.

“Em 2015, recebemos a visita do biólogo Douglas Charles Daly, que é diretor de um dos programas desenvolvidos no Botanical Garden. Nessa época, iniciamos os trabalhos de parceria, por meio da oferta de um curso para capacitar nossos docentes, e outros profissionais do Estado, na área de identificação botânica. Na última semana, visitamos a unidade em Nova Iorque e abordamos novas possibilidades de trabalho, como é o caso da realização do intercâmbio de nossos alunos ao Botanical Garden. A ideia é de que os estudantes do IFAC possam conhecer a estrutura e o trabalho desenvolvido em Nova Iorque”, explicou a reitora.

Fundado em 1891, o Botanical Garden é atualmente a maior referência botânica do mundo, além de ser também uma instituição educacional e ainda uma organização de pesquisa científica. A unidade conta com material orgânico e informações da flora mundial, que podem ser acessadas, gratuitamente, através do portal www.nybg.org.

Obra

Rosana Cavalcante dos Santos também entregou a Douglas Daly o primeiro exemplar do livro “Etnobotânica e Botânica Econômica no Acre”, que será lançado ainda este ano. A obra, que conta com a participação de vários pesquisadores, incluindo a reitora do IFAC, é financiada pelo Centro Vocacional de Tecnologia em Agroecologia do Acre (CVT Agroecologia). Com a disponibilização do material, este passa agora a fazer parte da biblioteca da unidade norte-americana.

Encontro

No próximo mês, professores do IFAC, além de pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Acre), do Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e da Universidade Federal do Acre (UFAC), se reúnem para dar andamento aos trabalhos realizadas pelo curso de identificação botânica, por meio de um grupo de pesquisa. A expectativa é de que, após o encontro entre os profissionais, o biólogo Douglas Daly também visite o IFAC.

“É de extrema importância a participação de nossos professores no curso de identificação botânica disponibilizado pelo Botanical Garden, pois estes serão multiplicadores de conhecimento aos nossos alunos, como também para a comunidade”, ressaltou Rosana Cavalcante dos Santos.